Levantamento mais recente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mostra que Mossoró chegou a 31.809 animais vacinados na Campanha Nacional Antirrábica. A parcial representa 83,44% dos animais domiciliados a se vacinar no município. O percentual está acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Deste total de animais imunizados contra a raiva, 21.053 são cães e 10.756 gatos. O maior número de caninos e felinos vacinados ocorreu na semana passada, que compreendeu os dias 5 e 10 de setembro. Foram 5.491 imunizados, sendo 3.728 cães e 1.763 gatos.
A estimativa aponta para 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A campanha de vacinação antirrábica teve início em 4 de julho e se estenderá até 28 de outubro.
“A gente atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas já estamos estudando novas estratégias para aumentar o reforço vacinal e assim aumentarmos a quantidade de animais vacinados no município”, disse o diretor administrativo do CCZ, João Paulo.
Uma dessas estratégias é levar pontos volantes para os bairros que menos receberam esses pontos em relação a outras localidades na cidade. “Pretendemos levar pontos volantes para os bairros Santa Júlia, Nova Mossoró, Redenção, Santa Delmira e Abolições I, II, III e IV, principalmente esse último”, explicou.
AGENDAMENTO
O diretor administrativo do órgão informou que o agendamento para a vacinação em domicílio foi encerrado na semana passada, precisamente no dia 10, dia “D” de vacinação. João Paulo disse que há uma grande quantidade de agendamentos registrados.
“Não estamos mais agendando, porque já temos uma grande quantidade de pedidos registrados e temos de concluí-los até o final da campanha. O agendamento vem sendo feito desde o dia 4 de julho Tivemos dois meses e dez dias para que os munícipes tivessem a oportunidade de fazer esse agendamento”. A sede do CCZ, localizada à rua Moisés da Costa Lopes, continua com a vacinação de cães e gatos.
Fonte: Prefeitura de Mossoró