De 27 a 29 de setembro, a antiga estação ferroviária de Mossoró se transforma em palco de uma das maiores apresentações teatrais ao ar livre do Brasil: Auto da Liberdade. O espetáculo faz referência aos quatro atos libertários de Mossoró. Composto por mais de 90 profissionais, neste ano a encenação trabalha os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.
A estreia do espetáculo acontecerá na próxima terça-feira (27), iniciando pontualmente às 21h, na Estação das Artes Elizeu Ventania, localizada no Corredor Cultural, bairro Centro. As apresentações seguem até o dia 29 de setembro, com entrada franca. A dramaturgia foi pensada para resgatar os principais fatos históricos do município, como explica Thiago Bento, coordenador-geral do espetáculo.
“O Auto da Liberdade 2022 está mágico, a montagem linda. A dramaturgia construída por Leonardo Wagner trabalha justamente os quatro elementos da natureza. Todo esse trabalho está sendo construído para evidenciar os atos libertários de Mossoró”, disse.
Os figurinos, iluminação e o cenário remetem às épocas dos acontecimentos. As encenações enaltecem a história de libertação e resistência de Mossoró. Os atores farão menção ao Motim das Mulheres, em 1875; A Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; e o Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928.
“Convidamos toda a população para prestigiar o espetáculo Auto da Liberdade. Uma possibilidade única de conhecer o quanto é linda a história da nossa cidade. Nossa missão é justamente essa, valorizar nossos artistas e a nossa cultura, fazendo com que a população tenha conhecimento do heroísmo dos mossoroenses, resistência e a nossa liberdade”, concluiu Thiago Bento.
Fonte: Prefeitura de Mossoró