“Caminhada pela vida” mobiliza comunidade do Dom Jaime Câmara

Imagem: Allan Phablo (Secom/PMM)

Integrando a programação do “Setembro Amarelo”, a comunidade do bairro Dom Jaime Câmara participou, na manhã deste sábado (24), de uma “Caminhada pela vida”, ação articulada entre as secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde, em parceria com diversas instituições. O evento foi iniciado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jardim das Palmeiras.

Os usuários do CRAS saíram em caminhada pelas ruas da região, com paradas em equipamentos como unidades de ensino e de saúde. “É de grande importância essa iniciativa. A gente conseguiu juntar a rede, com Secretaria de Saúde, Educação, para trazer essa movimentação, para que seja grifada a vida. O tema da nossa campanha é a valorização sobre a vida”, pontuou a diretora do CRAS, Ana Lúcia.

Na Escola Municipal Deputada Maria do Céu, os alunos se juntaram ao grupo do CRAS Jardim das Palmeiras, dando sequência à caminhada pelas ruas do bairro. “A gente trabalhou que é muito importante perguntar se o outro está bem”, disse a estudante Ana Lara, do 5º ano. “Eu aprendi que é importante não julgar as pessoas, e também não machucar os sentimentos dos outros. Fazer amizades, brincar, conversar, chamar para sair, tudo isso é bom”, complementou o aluno Ericleiton Silva.

O evento desta manhã contou com a parceria de instituições privadas, religiosas e Organizações Não Governamentais (ONGs). “A caminhada foi pensada a partir da união dos órgãos aqui existentes na comunidade, escola, CRAS, UBS, UEI, rádio comunitária e outros parceiros, pensando numa forma, nesse ‘Setembro Amarelo’, de chamar atenção da sociedade para a valorização da vida. Estamos no mês de combate ao suicídio”, frisou Isaías Medeiros, diretor da Escola Maria do Céu.

O trajeto também contemplou a Unidade Básica de Saúde Maria Neide, como destaca o diretor da UBS, Jonas Gabriel. “Essa articulação entre as instituições aqui na comunidade é muito importante. Estamos falando todos de um propósito só, sobre a valorização da vida. A UBS passou o mês inteiro também falando sobre isso, mostrando que existe sim uma rede de apoio aqui na comunidade. Essa é mensagem que queremos deixar essa manhã para a população do Dom Jaime Câmara”.

A caminhada foi encerrada na Praça Luiz Gonzaga Sobral, no conjunto Nova Vida, localizada em frente à Unidade de Educação Infantil Noeme Borges. “Os alunos estão achando o máximo esse trabalho, que foi desenvolvido dentro de sala de aula também. Estamos todos bem empolgados e felizes com essa iniciativa”, concluiu Janecleide Araújo, diretora da UEI.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.