O povo mossoroense comemora nesta sexta-feira (30), 139 anos da abolição dos escravos, que aconteceu no dia 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. A data também celebra atos de pioneirismo como o Primeiro Voto Feminino, Motins das Mulheres, que lutavam contra a obrigatoriedade do alistamento militar de seus esposos e filhos, além da Resistência ao Bando de Lampião.
As comemorações dos quatro atos libertários de Mossoró, através da Festa da Liberdade 2022, foram iniciadas com o espetáculo Auto da Liberdade, na última terça-feira (27). Como encerramento das celebrações, a Secretaria Municipal de Cultura promove nesta sexta-feira, 30 de setembro, o Cortejo da Liberdade. O momento reúne as forças de segurança, instituições e grupos que se apresentam à sociedade como forma de resgatar a história e cultura de Mossoró.
“Um momento histórico. Há exatamente 139 anos Mossoró abolia a escravidão da cidade, cinco anos antes da Lei Áurea. Para celebrar a data, vamos realizar o nosso Cortejo da Liberdade, que referencia toda a história de bravura, libertação e resistência do nosso povo”, frisou Etevaldo Almeida, secretário de Cultura.
O desfile cívico, militar, cultural e comemorativo será realizado a partir das 18h, saindo da Praça dos Esportes em direção a Estação das Artes Elizeu Ventania, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural.
Veja a sequência das apresentações:
Desfile Cívico – Banda de Música Arthur Paraguai; Escolas e Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino
Desfile Militar -Tiro de Guerra 07/010; Departamento Penitenciário Federal; Departamento Penitenciário Estadual; Polícia Rodoviária Federal; 2º Batalhão de Polícia Militar; 12º Batalhão de Polícia Militar; Polícia Civil; Departamento de Polícia Rodoviária Estadual; Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; agentes municipais de trânsito e SAMU.
Desfile Cultural – Dias melhores virão; Motim das mulheres; Revolta das mulheres; Filhos recrutados; Soldados repressores; Libertação dos escravos; Abolição da escravatura; Grupos de negros; Afro Brasil; Enfim, a liberdade; Resistência; Resistência ao Bando de Lampião; Voto feminino; e Cidade do sol farão parte do
Desfile Comemorativo – Mossoró em festa; Quadrilhas juninas; Agremiações carnavalescas; Maracatu; Tribo de índios; e Grupos folclóricos.
Técnicos das Secretarias de Cultura, Segurança e Educação da administração municipal; O Grito dos Excluídos.
Fonte: Prefeitura de Mossoró