“Outubro Rosa”: ações de saúde são levadas a mulheres privadas de liberdade

Imagem:Divulgação/PMM

Aproximadamente 50 mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Agrícola Mário Negócio participaram de uma ação alusiva à campanha “Outubro Rosa”. Diversas ações planejadas foram levadas para as internas. A atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Mossoró, contou com parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Foram realizadas ações de educação em saúde (prevenção câncer de mama, de colo do útero e IST), exame clínico de mama (anamnese, inspeção e palpação), relaxamento com música e óleos essenciais (difusor) na sala de exames, doações dos produtos de higiene arrecadados pela Uern e OAB, além de lanche coletivo.

“A equipe de saúde prisional da Secretaria de Saúde está aqui todos os dias fazendo ações de saúde e não poderia ser diferente dentro da campanha “Outubro Rosa”. Nós temos aqui um pavilhão feminino com aproximadamente 50 mulheres e todas elas foram contempladas com as ações”, disse Diana Paula, diretora da UBS instalada na penitenciária.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.