A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) conquistou um importante avanço para a rede de assistência do Rio Grande do Norte. A Sesap recebeu a confirmação do processo de habilitação de 37 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), envolvendo os hospitais Rafael Fernandes, em Mossoró, Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, e Rio Grande, em Natal. Com essa ação, a Sesap ultrapassa os 90 novos leitos de UTI habilitados recentemente.
Os benefícios que alcançam o Oeste Potiguar e o Seridó são parte do legado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado durante a pandemia para ampliar a rede de leitos clínicos e de UTI em todo o RN, reforçando o processo de regionalização da saúde pública em território potiguar. Com a inclusão do Mariano Coelho e do Rafael Fernandes, já são 93 novos leitos de UTI, sendo dez desses pediátricos, na rede SUS no estado.
A lista de hospitais com UTIs inclusas no sistema do Ministério da Saúde conta com os regionais Dr. Alfredo Mesquita (Macaíba), Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Tarcísio Maia (Mossoró), além do Pedriátrico Maria Alice Fernandes, Central Coronel Pedro Germano e Dr. José Pedro Bezerra, esses em Natal.
A habilitação confirmada pelo ministério é o reconhecimento da estruturação técnica correta dos leitos e garante um financiamento parcial dos leitos, que passa a ser mantido com recursos do Governo do Estado e da União. O investimento estimado para a manutenção dos 93 leitos funcionando é de R$ 18,3 milhões por ano.
Outros pedidos de habilitação de leitos no RN ainda estão sob avaliação do ministério, como no caso do hospital Memorial São Francisco, na capital. A secretaria ainda avalia avançar com as habilitações de outras unidades, como o Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assu, que teve dez leitos de UTI instalados durante a pandemia que hoje são custeados unicamente pelo Governo do Estado.