A Campanha da Fraternidade (CF) é uma das maneiras de viver a espiritualidade do tempo quaresmal. Seu gesto concreto, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é unir forças na construção de uma sociedade que melhor corresponda à mensagem do Evangelho.
2023
Os bispos do Brasil convidam os membros da Igreja Católica e a sociedade brasileira, em geral, a refletir, à luz da fé, o problema da fome no país, convictos de que ela é uma realidade que assola uma multidão.
Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16), a CF é um convite a promover um diálogo sobre a problemática da fome, à luz da fé cristã, além de propor caminhos em direção a um humanismo total e solidário.
Pela terceira vez o tema da fome é tratado na Campanha da Fraternidade pela Igreja no Brasil.
fome no Brasil
O Brasil voltou ao Mapa da Fome, ou seja, mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras vivem sem ter o que comer não ou tem certeza se conseguirá comida ou precisa reduzir a qualidade e/ou quantidade dos alimentos. Esse diagnóstico está no relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado em julho deste ano.
O levantamento mostra que quase 30% da população brasileira vive insegurança alimentar moderada ou grave no país. Os dados são do período de 2019 a 2021. O novo relatório mostra um forte agravamento da situação no Brasil. Entre 2014 e 2016, esse contingente era de 37,5 milhões de pessoas com insegurança alimentar, dentre elas 3,9 milhões em condição grave – número quase quatro vezes menor do que hoje.
Fonte: CNBB