Mossoró terá segundo módulo formativo do projeto Algodão Agroecológico Potiguar

Imagem: Reprodução

Na próxima quarta-feira (01/02), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), oferece em parceria com a Embrapa e o Sebrae-RN o II Módulo Formativo do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar em Mossoró.

O curso é destinado aos extensionistas rurais da Emater-RN, agricultores familiares e técnicos de organizações não governamentais, contratados pela Sedraf-RN. A formação, nesse local, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, e acontecerá a partir das 8h, no sítio Rancho da Caça, zona rural. O responsável pelo segundo módulo é o engenheiro agrônomo da Embrapa, Marenilson Batista da Silva. A primeira parte do curso foi oferecida no final de 2022.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre planejamento e organização dos consórcios agroecológicos, terem orientações sobre o plantio do algodão, introdução ao manejo e controle de pragas e doenças, além de poderem socializar sobre a unidade de produção das famílias assistidas, e discutirem sobre gênero e geração.

A formação acontece em várias regiões do Rio Grande do Norte onde o projeto Algodão Agroecológico Potiguar está em execução. Os participantes serão agentes multiplicadores em seus municípios e terão a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos a partir da safra de 2023, sejam como produtores rurais ou extensionistas rurais, responsáveis pela assistência técnica às famílias rurais. Dos 800 agricultores familiares que participarão do projeto em 2023, a Emater-RN vai prestar assistência técnica a 650 famílias, ou seja, mais de 81% dos agricultores participantes do projeto.

Para 2023, a meta é viabilizar a participação de 800 agricultores, com mil hectares de algodão agroecológico em consórcio com cultivos alimentares como milho, feijão, sorgo e gergelim. A produtividade estimada para o próximo ano é de 600 quilos de algodão por hectare plantado.

SAFRA 2022

O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar foi lançado pela governadora Fátima Bezerra em 2021 e, em sua primeira safra, de 2022, obteve a mobilização de 30 municípios, 254 agricultores familiares, que garantiram o cultivo de 340 hectares de algodão em consórcio com as demais culturas alimentares. A produção chegou a 117 toneladas de algodão.

O projeto é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Emater-RN, tendo como parceiros a Embrapa Algodão, prefeituras, Sebrae, Diaconia, Acopasa, Vert, Unicafes, Instituto Casaca de Couro, Norfil, FAO, Rede Xique-Xique e Justa Trama.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.