O aguardado concurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está em fase de contratação da empresa para compor a banca organizadora do certame. A previsão é que o edital seja publicado ainda em 2023. A informação foi confirmada ao Jornalista Maricelio Almeida pela reitora da instituição, Profª. Drª. Cicília Maia.
“No presente momento, o processo está sob análise técnica e sendo finalizada a resolução de diligências solicitadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) em relação à empresa sugerida para compor a banca examinadora. A partir deste ponto, e na ausência de objeções legais, a contratação da empresa em questão será formalizada”, pontuou a reitora.
Após a formalização da empresa, o edital será publicado. Posteriormente, as inscrições serão abertas e o certame seguirá o seu cronograma. O concurso ofertará vagas de professor do ensino superior, técnico especializado de nível médio e superior, assim como técnico de nível médio e superior.
“Apesar de todas as etapas burocráticas necessárias para garantir a transparência do processo, que geram expectativas em todos que desejam participar deste concurso, podemos afirmar que o concurso já é uma realidade e uma garantia para toda sociedade”, destacou Cicília, acrescentando ainda:
“Isso ocorre dentro da perspectiva de que a educação é investimento, especialmente quando se trata de educação pública, gratuita e de qualidade, com a entrada no serviço público de profissionais qualificados que contribuirão significativamente para formação acadêmica de centenas de alunos num grande legado de desenvolvimento humano e social que abrange não apenas o Estado do Rio Grande do Norte e suas diversas regiões, mas a todos que procuram a Uern para realização de seus sonhos na busca constante e incansável de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Cicília ainda explicou que o último concurso da Uern, realizado em 2016, só teve sua validade expirada em fevereiro deste ano, em virtude da suspensão de prazos durante o período da pandemia da Covid-19. “Apesar do Governo do Estado ter emitido autorização para a realização de um novo concurso público em 30 de setembro de 2021, as sucessivas prorrogações do prazo de validade, justificado pelo cenário de pandemia, acabaram por adiar a expectativa para a realização do certame”, frisou.
O concurso de 2016 ofertou 76 vagas para docentes, 29 vagas para técnico de nível superior e 11 vagas para técnicos de nível médio. Ao longo da validade do certame foram convocados 202 docentes, 234 técnicos de nível superior e 172 técnicos de nível médio.
* Com Informações do Blog Maricelio Almeida