Campanha de vacinação contra a raiva segue em andamento em Mossoró

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Mossoró ampliou a vacinação antirrábica com pontos extras funcionando das 8h às 11h. Ao todo, dez locais de vacinação foram disponibilizados aos tutores para imunização de cães e gatos no município.

A dona de casa Gorete Mendes aproveitou a oportunidade e se dirigiu ao ponto de vacinação montado no bairro Abolição I para imunizar seus dois animais de estimação. Ela sabe da importância de manter os cães protegidos contra a raiva e ainda reconhece que o ato também contribui para saúde de todos.

“A importância da vacina é grande. Isso porque ela evita várias doenças para os animais. Mantendo o animal imune estamos protegendo também todos da nossa casa. Então, a vacinação para os animais é tudo”, disse a moradora.

No bairro Santa Delmira, a movimentação foi intensa durante toda a manhã. No ponto extra em funcionamento, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registraram a intensa procura do imunizante pelos tutores dos animais. “A vacina é muito importante, por manter a minha cachorrinha protegida da doença. É importante que todos vacinem seus animais para garantir a saúde deles e nossa também”, disse Francisco Martins, tutor da cadela Mel.

“Essa vacinação antirrábica é importante porque é uma forma de prevenção, tanto para o animal como para o ser humano. Como a raiva é uma doença, uma zoonose, que pode ser transmitida do animal para o ser humano, é importante a proteção. A raiva é uma doença que não há tratamento, é uma doença letal. Por isso, a importância da prevenção primária, que é a vacinação, essa imunização dos animais. É uma forma que temos de cuidar, faz parte do bem-estar animal, de saúde animal e saúde pública também”, destacou Mota Neto, médico veterinário.

Nesta sexta-feira, os pontos extras de vacinação funcionaram nos seguintes locais: Igreja Cristã Evangélica – Cidade Oeste – Itapetinga; UBS Dr. José Fernandes de  Melo – Lagoa do Mato; UBS Mário Lúcio de Medeiros – Vingt Rosado; UBS Dr. Lucas Benjamim – Abolição III; UBS Vereador Lahyre Rosado – Alto do Sumaré; Praça Otacílio Negreiros Pimenta – Abolição I; Praça Alfredo Fernandes – Santa Delmira (ao lado do Supermercados Queiroz); Praça da Funger – Walfredo Gurgel – Alto de São Manoel; Mini Box Pai e Filho – Costa e Silva (rua Valdemar Silva Cortez, 65).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulga semanalmente novos pontos de vacinação, conforme cronograma estabelecido em planejamento. A campanha antirrábica vai até o dia 20 de novembro.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.