Alunos do Senai Mossoró conquistam prata e bronze em seletiva para o Mundial WordSkills

Dois alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI/RN) – Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, de Mossoró, conquistaram medalhas de prata e bronze na seletiva do Mundial WordSkills 2024, maior competição internacional de educação profissional. Renason Douglas da Costa Lima conquistou o 2º lugar, na modalidade Construção de Estruturas Metálicas; e Jilmar Augusto Júnior, foi bronze em Soldagem.

Foto: Equipe Senai

De acordo com a gerente executiva de Educação do SENAI-RN, Simone Oliveira, a etapa encerra o processo interno da competição do SENAI, reunindo os melhores alunos por ocupação. “É uma competição muito importante e tem como foco principal a oportunidade que eles têm na vida profissional e enquanto ser humano, porque a competição traz para os alunos uma vivência ímpar, de poder interagir e trocar experiências com Departamentos Regionais de grande porte”, diz.

A seletiva, realizada em São Paulo entre os dias 16 e 19 deste mês, foi caracterizada por um maior nível de competitividade e grau de dificuldade na execução das tarefas-provas. Nessa etapa, as provas práticas e teóricas são fornecidas ao Departamento Nacional pelos Departamentos Regionais nas modalidades participantes, que são selecionadas e aplicadas na Competição. A seletiva, iniciada em 18 de setembro, segue até 27 de outubro, até avaliar as 33 ocupações, que inclui 243 equipes inscritas e um total de 274 competidores.

Para Emery Jussier Costa Júnior, diretor do SENAI Mossoró – Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna, a competição proporciona aos participantes a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conhecimentos práticos em diversas áreas. “Para o CETIB, esse exitoso resultado vem demonstrar o compromisso do SENAI de Mossoró e do RN na qualidade de seus cursos ofertados, colocando para o mercado de trabalho profissionais muito bem qualificados nas suas áreas”, destaca.

Ele lembra ainda que os participantes são desafiados a resolver problemas reais e desenvolver soluções inovadoras. “Essa iniciativa contribui para elevar o nível de qualificação profissional e fortalecer o setor industrial, fornecendo profissionais muito bem capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho”, completa.

Competidores destacam treinamento para o resultado

A delegação do SENAI-RN foi distribuída nas cidades de São Paulo, Diadema e Osasco, para competir nas ocupações de Tecnologias da Moda, Refrigeração, Soldagem e Construção de Estruturas Metálicas.

O competidor Renason Lima, medalha de prata em Construção de Estruturas Metálicas, passou por uma preparação que exigiu do aluno treinar dois horários, de janeiro a março, trabalhando conhecimentos práticos, como soldagem em três processos, eletrodo revestido, MIG, MAG e TIG, em dois tipos de materiais, o alumínio e o inox.
“Para mim, ser medalhista foi uma incrível oportunidade de representar meu estado e mostrar para o Brasil que conseguimos passar na frente de três grandes estados (RS, MG e MT). É uma felicidade imensa trazer medalha para a minha casa, minha terra Natal, família e para o SENAI do RN. Só não conseguimos ultrapassar o estado de São Paulo, mas estou muito satisfeito e realizado por ser medalha de prata no campeonato nacional”, comemora.

Jilmar Augusto Júnior, medalha de bronze em Soldagem, diz que sempre houve um planejamento com o treinador. “A gente conversava muito sobre planejamento, como deveria administrar as coisas e foi um trabalho muito em conjunto. Eu, sozinho, não conseguiria, mas graças ao apoio do SENAI, do meu professor principalmente, tive bons resultados”, diz Jilmar.

Ele começou a se preparar em janeiro para fazer a prova em outubro. “Foi uma experiência muito boa e um treinamento muito árduo, muito difícil. Eu me inspirei muito nos ex-competidores campeões mundiais, Jackielyson, Ismael, que foi vice-campeão nacional do ano passado, e que são minha referência para me dar força no treinamento”, enfatiza. O medalhista avalia que, mesmo enfrentando dificuldades que o levaram a sair da disputa pelo ouro, as provas foram boas. “Continuei calmo, buscando ganhar a maioria de pontos possíveis e consegui a medalha de bronze para o RN. Fiquei bastante feliz”, destaca.

Competiram também pela equipe potiguar Carlos Santos, na ocupação de Refrigeração, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), que ficou entre os quatro melhores; e Layne de Souza, representando o Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta (CETCM), na ocupação de Tecnologia da Moda, que ficou entre os sete melhores competidores.

*Com Informações do Blog Maricelio Almeida

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.