O Governo Federal iniciou neste mês a distribuição de absorventes para população em situação de vulnerabilidade social por meio do programa Farmácia Popular. Para garantir o benefício, as pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisam apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo “Meu SUS Digital”.
Para as pessoas que não têm acesso ao celular para se conectar ao aplicativo, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Mossoró disponibilizam apoio para realizar o cadastro e emitir a autorização.
“Aqueles usuários que não têm o celular podem procurar o Cras mais perto da sua casa que nós iremos dar aquele suporte – seja para que a gente possa encaminhar eles ou até mesmo realizar o cadastro aqui pessoalmente”, diz Keila Duarte, diretora do CRAS do Quixabeirinha.
A diretora ainda explica que para receber os absorventes, a pessoa também precisa estar no Cadastro Único (CadÚnico), possuir renda per capita familiar de até R$ 218 e ter entre 10 e 49 anos.
“Estamos aqui das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. As pessoas podem vir para se conectar no computador e ter acesso a todas as informações”, informa Keila Duarte.
De acordo com o Ministério da Saúde, são 28 farmácias credenciadas em Mossoró para realizar a distribuição.
Confira a lista:
*Com Informações do Portal TCM