Projeto “Elas no Esporte” encerra Semana da Mulher de Mossoró

Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A programação da Semana da Mulher de Mossoró foi encerrada neste domingo (10) com mais uma edição do projeto “Elas no Esporte”, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural. Com a iniciativa, a Prefeitura de Mossoró segue com a política de fomento à prática esportiva e inventivo à adoção de hábitos saudáveis na vida.

O projeto “Elas no Esporte” tem o objetivo fomentar a participação das mulheres, em suas mais diversas faixas etárias, em alguma modalidade esportiva. Uma iniciativa que busca despertar no público feminino o cuidado com a saúde, combate ao sedentarismo e incentivo a competição.

“É a segunda edição do programa ‘Elas no Esporte’. Desde 2023 a gente vem tentando fomentar a presença da mulher no esporte, seja o esporte de quadra, de campo, seja na dança, também no ciclismo e na corrida. Hoje, a gente vê aqui o ‘Viva Rio Branco’ completamente voltado para as mulheres, com elas aproveitando cada polo. É muita emoção, principalmente por ver que as mulheres se engajaram, vieram participar e o que a gente quer é isso”, explicou Larissa Maciel, secretária municipal de Esporte e Juventude.

Eliane Maria é uma das muitas mulheres que reservam um horário especial do seu domingo para cuidar da saúde. Ela encontrou no ciclismo mais qualidade de vida.

“Praticar esporte é muito importante, porque eu tenho um problema que é a fibromialgia. Desde 2019 que eu descobri essa doença. E o esporte é muito importante para mim, pois através dele melhorei muito minha saúde e segue me ajudando. Eu já fui para a academia, mas não deu certo. O ciclismo é a minha paixão. Eu comecei em setembro do ano passado e eu posso dizer que isso aqui é um esporte de verdade. Reduziu muito as minhas dores”, disse a agricultora.

Karla Cristina também é praticante do ciclismo e uma das muitas mulheres que participam das atividades físicas na avenida Rio Branco. “A atividade física é completamente beneficiadora. Ela traz muitos benefícios para a nossa vida. Eu era um pouco sedentária e fui para o ciclismo. Isso ajudou muito para o meu bem-estar, para o meu dia a dia. Essa atividade aqui na Rio Branco é excelente e de qualidade. A gente vê as pessoas realmente participando. A prefeitura está de parabéns pelo apoio ao esporte”, declarou.

Entre os benefícios das atividades físicas e esportivas estão: redução do estresse e sintomas de ansiedade, prevenção à depressão, melhoria na qualidade do sono, estímulos à aprendizagem, prevenção e diminuição da mortalidade por doenças crônicas como a pressão alta e diabetes. Além disso, melhora a força e equilíbrio, contribui para a socialização, entre outros pontos positivos.

Magalene Cristina, cabeleireira, evidenciou a mudança de vida que teve após ingressar nas aulas de dança. “Pra mim a atividade física foi um divisor de águas, pois eu era sedentária. Há três anos e meio venho praticando ritbox. Para mim foi perfeita a mudança de vida e de hábito, pois eu emagreci. Consegui perder 23 quilos e isso foi maravilhoso”, revelou.

A segunda edição do projeto “Elas no Esporte” encerrou a Semana da Mulher de Mossoró. A iniciativa levou para o Corredor Cultural: aulão de ritbox; aulão de tai chai; prática de basquete, vôlei, futsal, handball; aulão de dança; ciclismo, corrida, caminhada, entre outras atividades.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.