PAA distribui mais de 15 toneladas de produtos da agricultura familiar para equipamentos socioassistenciais

Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

Nesta terça-feira (9) ocorreu a terceira e última etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2024. Somadas, as três etapas distribuíram mais de 15 toneladas de produtos da agricultura familiar. Esta terceira etapa distribuiu 7.150 quilos. Já na segunda etapa, houve a distribuição de 5,5 mil quilos, enquanto na primeira 3,9 mil. 

O programa é executado, em parceria, por estados, municípios e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN) é responsável pela operacionalização do programa no Rio Grande do Norte.

No município de Mossoró, o programa é executado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), com o Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura e com os(as) agricultores(as) familiares.

“A Secretaria de Agricultura atua justamente na parte operacional, organizando toda a logística para receber os produtos dos agricultores familiares da zona rural de Mossoró. Montamos aqui no CRAS Barrocas toda uma estrutura para recebermos os produtos. Contamos na Central de Recebimento e Distribuição com balanças, freezers e monoblocos para auxiliar na locomoção dos produtos”, explicou Cleiton Dantas, coordenador de Convivência do Semi-Árido. 

Extensionista rural da Emater, Ana Valéria também destaca a importância do projeto para a agricultura familiar. “O programa incentiva a produção dos pequenos produtores, assim, como eliminar a figura do atravessador. O programa paga um preço justo por aqueles produtos dos agricultores, beneficiando e incentivando a produção”, disse.

Talita Gisliane, agricultora de São Romão, ressaltou a importância para os agricultores familiares participar do Programa de Aquisição de Alimentos. “É um programa que tem surtido efeito para as famílias que vivem da agricultura familiar. É um dos programas que complementam a nossa renda anualmente e faz toda a diferença na família. Sabemos que anualmente temos uma entrega certa. A gente sabe que realizando o plantio para colher nessa época conseguimos entregar totalmente no PAA e receber de uma forma direta”, finalizou.

O PAA tem como finalidades básicas promover o acesso à informação, incentivar a agricultura familiar e atender prioritariamente as pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Os produtos recebidos hoje foram: melão, melancia, mamão, galinha caipira, doce de caju, polpa de caju, tamarindo, goiaba, abóbora, pimentão, beterraba, coentro, cebolinha, tomate-cereja, batata-doce e coco seco.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.