O Governo do Rio Grande do Norte anuncia a realização de mais uma edição da Semana Estadual do Meio Ambiente. Sob o tema “Seja a Raiz da Restauração”, o evento traz como principais eixos de discussão a restauração da Terra, o combate à desertificação e a resiliência à seca. A Semana acontece de 5 a 9 de junho e contará com uma programação diversificada, incluindo seminários, oficinas, atividades educativas, exposições e debates sobre as principais questões ambientais que afetam o mundo.
O evento ocorre anualmente na capital e em diversas cidades potiguares, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e mobilizar a sociedade em prol da preservação e recuperação do meio ambiente. O Parque das Dunas, o Cajueiro de Pirangi e as Unidades de Conservação estarão com atividades educativas.
A solenidade de abertura da SEMA 2024 será realizada no Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), em Tibau do Sul, às 14h, com a presença de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil. Na ocasião, haverá a inauguração da Biblioteca Antônio José Marinho (Antônio Pequeno); a instalação do Mapa Gigante no PEMP, e o reconhecimento da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Chácara do Madeiro. O evento é gratuito e aberto ao público. Às 16h, ocorrerá soltura de tartarugas-marinhas na Praia da Minas (Tibau do Sul); uma ação em parceria com o Projeto Tamar.
“Este ano a proposta é enfatizar a importância de sermos a base para a restauração ambiental. O evento visa mobilizar a sociedade em torno da importância de restaurar ecossistemas degradados, promovendo práticas que recuperem a saúde do solo e revitalizem a biodiversidade local. Queremos incentivar ações individuais e coletivas que promovam a restauração de ecossistemas, o plantio de árvores e a sensibilização sobre a desertificação e a seca”, comentou o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.
Um dos grandes destaques da edição da SEMA será o Espaço Verde: uma estrutura montada no Shopping Midway Mall, atraindo a população para conhecer nossos biomas, as Unidades de Conservação, a biodiversidade potiguar e fortalecer o compromisso com a vida na Terra. Com atividades lúdicas, exposição de animais taxidermizados do Parque das Dunas e a Trilha dos Sentidos, o visitante poderá ter experiências sensoriais e informativas. O Espaço Verde estará aberto ao público, de forma gratuita, de 5 a 9 de junho, no 1º piso, próximo à Loja Le Bescuit.
O shopping é um parceiro da SEMA este ano, e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com o Sebrae/RN e Projeto Swell, abriu espaço para a construção de uma área de sensibilização ambiental com a proposta de atrair as pessoas e apresentar a temática deste ano.
“A Semana do Meio Ambiente 2024 no Rio Grande do Norte não é apenas uma celebração, mas um chamado à ação. É uma oportunidade para refletirmos sobre o impacto de nossas atividades no planeta e para tomar medidas concretas que contribuam para a restauração da terra, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações”, comentou a gestora do Parque das Dunas e presidente da Reserva da Biosfera Brasileira da Mata Atlântica, Mary Sorage.
Durante a Semana, as atividades ressaltarão a importância da restauração ecológica, a função dos solos na manutenção dos ciclos naturais e práticas de conservação de recursos hídricos. “Essas atividades buscam formar uma nova geração mais sensível e preparada para enfrentar os desafios ambientais”, frisou Sorage.
Outras ações previstas para a SEMA são plantio de mudas de espécies nativas; atrações culturais no Cajueiro de Pirangi; soltura de tartarugas-marinhas, em Tibau do Sul; apresentação dos projetos Bosque Encena e Som da Mata, no Parque das Dunas; teatro de fantoches, jogos educativos para crianças e cinema na praça, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, e muito mais.
O governo estadual, em parceria com ONGs, instituições de ensino e órgãos do Sistema Semarh, também aproveitará a ocasião para divulgar novas políticas à restauração de áreas fragilizadas e implementação de projetos sustentáveis.
O Governo do RN, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) trazem o conceito “Seja a Raiz da Restauração”, em consonância com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA/ONU, compreendendo que essa restauração simboliza uma nova chance de vida à Natureza.
Conferência
Nos dias 6 e 7 de junho, acontecerá a Conferência “Desertificação e Vulnerabilidade Climática: qual a raiz da solução?”, no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema. Para participar, é necessário realizar a inscrição, por meio do preenchimento de formulário disponível AQUI.
“A Conferência proporciona um espaço para pesquisadores, especialistas, formuladores de políticas e representantes comunitários discutirem as causas subjacentes da desertificação e explorarem soluções sustentáveis. O evento busca não apenas pontuar os desafios, mas também debater estratégias práticas, que abordem as raízes da desertificação, contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e sustentável”, disse a secretária executiva do Conselho Estadual de Combate à Desertificação do RN, Wanessa Dunga.
Entre os temas que serão abordados durante os dois dias, estão: eventos extremos e mudanças do clima: cenários, vulnerabilidades e projeções para o RN; restauração de terras e agricultura sustentável como soluções economicamente viáveis; combate à desertificação e resiliência à seca no RN, além de justiça climática e racismo ambiental
Dia Mundial do Meio Ambiente
Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. Desde que foi comemorado pela primeira vez em 1974, o evento tornou-se uma plataforma global de divulgação sobre o meio ambiente em mais de 100 países.
Fonte: Governo do RN