A Associação dos Docentes da Ufersa (Adufersa) convocou assembleia para esta quinta-feira (20) com o objetivo de discutir à paralisação do professorado, iniciada em 10 de junho.
Será por videoconferência, às 15h.
Apesar da convocação, a greve deve continuar pelo menos até essa semana.
É que o encontro desta quinta vai firmar a posição da Ufersa sobre continuidade ou não da greve geral e enviá-la ao sindicato nacional (Andes), sem, contudo, decidir sobre um eventual encerramento da paralisação local nessa semana.
Proposta
O encontro ocorre após mais uma proposta do governo Lula (PT) para por fim à greve que atinge boa parte das universidades federais, mas que tem perdido força e que não deve mais perdurar por muito tempo.
Na semana passada, o governo propôs revogar a portaria 983, editada durante a gestão Bolsonaro (PL), que ampliou a carga horária da categoria.
A partir daí, professores de algumas universidades decidiram retornar, como foi o caso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Em termos financeiros, a proposta não prevê reajuste em 2024, como reivindica a categoria. O governo quer dar 9% de aumento em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026.
*com informações do Blog Saulo Vale