Oficialmente vacante desde o último sábado (29), quando dom Antônio Carlos Cruz Santos tomou posse como bispo de Petrolina (PE), a Diocese de Caicó (RN) elegeu padre Edson Medeiros de Araújo para a missão de administrador diocesano. A escolha do sacerdote de 49 anos foi anunciada nesta segunda-feira (1º) após a reunião do Colégio de Consultores.
De acordo com o Direito Canônico, “o administrador diocesano tem os direitos e goza da potestade do bispo diocesano, com exclusão de tudo aquilo que por sua mesma natureza ou pelo direito canônico esteja excetuado”. Em sinodalidade com o Colégio de Consultores, o administrador diocesano deve manter a comunhão entre os presbíteros e zelar pelos bens diocesanos.
“Confio indubitavelmente na cooperação generosa dos presbíteros, diáconos, religiosos (as), consagrados (as) e todo o querido povo de Deus, porque conheço o seu interesse pelo bem desta Igreja”, afirmou o administrador diocesano em sua primeira mensagem à Igreja de Caicó.
A diocese foi criada em 25 de novembro de 1939 pela Bula “E DIOCESIBUS” do Papa Pio XII, desmembrada da então Diocese de Natal e instalada no dia 28 de julho de 1940. Atualmente, o território está organizado em quatro foranias que padre Edson conduzirá até a nomeação do novo bispo sob a intercessão da padroeira Sant’Ana.
“Solidários na vida pastoral da nossa diocese, vamos prosseguir em oração, pedindo ao Senhor que não demore a nomeação do novo pastor. Sugiro que, cada paróquia, escolha um dia da semana e convoque o povo para rezar nessa intenção. Que Deus, Pastor eterno, conceda à nossa diocese um pastor que lhe seja agradável ao seu coração”, declarou padre Edson.
? Leia a mensagem do administrador diocesano de Caicó na íntegra
Fonte: CNBB