A nova gestão do Conselho Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) para o período de 2024/2026 tomou posse na quarta-feira, 10 de julho, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O Conselho desempenha um papel fundamental na promoção e no fortalecimento das políticas voltadas para a juventude brasileira. A Sarah Susan, de Minas Gerais, membro da Pastoral da Juventude, representará a pastoral juvenil e a Igreja Católica no espaço.
De acordo com a jovem, marcar presença neste lugar enquanto jovens, de diversos locais e cantos do país, é histórico porque representa a diversidade e a pluralidade da juventude brasileira. “Nós enquanto membros da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, queremos também nos fazer presentes na vida dos nossos jovens. Um dos princípios mais fortes da minha atuação é pensar a defesa da vida em sua totalidade para todos os meninos e meninas.
A representante da Pastoral Juvenil entende que a defesa da vida passa também pela defesa de políticas públicas, de cultura, lazer, educação e saúde com qualidade para os jovens de todo o país. “Dá um frio na barriga porque é muita reponsabilidade estar num espaço como este. Mas, ao mesmo tempo, é muito positivo porque o grupo aprovado para o Conjuve como um tudo é muito responsável e coerente com as necessidades das juventudes”, afirmou.
A posse foi acompanhada pelo assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Antônio Gomes.
Entenda a nova composição do Conselho
A nova gestão do Conjuve conta com 40 membros da sociedade civil, representando uma ampla diversidade de organizações e entidades ligadas aos 11 eixos do Estatuto Nacional da Juventude. Além disso, o Conselho incluirá 20 membros de 19 ministérios e a Secretaria Nacional da Juventude vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. Os 60 membros receberam, na solenidade, diplomas simbólicos.
A posse aconteceu na primeira sessão da 60ª Reunião Ordinária do Conjuve. Também tomou posse a nova presidência do Conselho eleita durante a reunião do dia 9 de julho do Conselho: Bruna Brelaz como presidente, Cristina Paiva como vice-presidente e Rodrigo Vanderlei como secretário-geral.
No dia 11 de julho, as eleições das comissões permanentes e grupos de trabalho terão espaço na continuidade às atividades, promovendo debates sobre as políticas de juventude no Brasil e reforçando o compromisso do Conjuve com a representatividade e os direitos da juventude no país.
Fonte: CNBB