Nesta sexta-feira, 27, durante a solenidade que marcou os 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), três personalidades foram agraciadas com a Medalha da Abolição de 2024. A comenda, criada pela Lei Municipal 20/68 e concedida em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, foi entregue a Irmã Zelândia, Laplace Rosado Coelho (in memoriam) e Pedro Fernandes Ribeiro Neto.
A cerimônia, realizada na Assembleia Universitária, destacou o tema deste ano: “Saber que acolhe”, que simboliza a união do conhecimento científico com a sabedoria popular, promovendo o desenvolvimento regional e acolhendo comunidades e indivíduos, transformando vidas assim como o juazeiro resiste e renasce nas condições mais adversas.
Maria Zelândia da Silva, conhecida como Irmã Zelândia, atua há mais de 30 anos em Mossoró, sendo diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria. A religiosa destacou a felicidade de ver seu trabalho reconhecido: “Eu me sinto muito feliz pelas pessoas valorizarem o nosso trabalho. E a minha gratidão total a Cicília Maia, reitor da Uern, e toda a equipe da Universidade que deram essa oportunidade à Irmã Zelândia para participar desse momento. É a minha gratidão, gratidão, gratidão”
Fonte: UERN