Mossoró sedia 9ª edição do maior evento onshore do Brasil

Lucas Bulcão (Secom/PMM)

Foi aberta oficialmente nesta terça-feira (26), a 9ª edição do Mossoró Oil & Gas Energy (MOGE), o maior evento do onshore do Brasil. Até a quinta-feira (28), o Centro de Exposições Enéas Negreiros (EXPOCENTER), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sedia a feira, que reúne os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás em terra no país, contando ainda com delegações estrangeiras. O prefeito Allyson Bezerra esteve presente à solenidade de abertura do evento, destacando a importância da iniciativa para a cidade.

“Esse evento reafirma o potencial e a característica econômica de Mossoró para a indústria, um potencial gerador de empregos, gerador de renda muito forte, além da contribuição direta do ICMS, das taxas de licenciamento, de royalties para os municípios. Mossoró é centro desse grande potencial, e recebe aqui representantes de mais de 20 países, de vários estados do Brasil. Eu também apresentei aqui a dinâmica fortalecida da cidade de Mossoró, no tocante a investimentos, a obras”, pontuou.

Em sua fala na solenidade, o prefeito abordou, entre outros pontos, investimentos como a construção do Complexo Viário 15 de março, obra que trará inúmeros benefícios para a cadeia do petróleo, gás e energias renováveis, facilitando a mobilidade urbana da cidade, com uma via de 8km de extensão, ligando as BR-110 e 304.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Mossoró, professor Pedro Fernandes, também acompanhou a abertura da Mossoró Oil & Gas Energy, ressaltando o cenário atual da cadeia do petróleo e gás na geração de emprego e renda na cidade.

“A gente inicialmente tem que parabenizar a Redepetro, Sebrae, todos que estão envolvidos na realização desse evento. A Prefeitura também tem sido sempre um grande parceiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Estamos vendo aqui mais de 200 empresas. Vamos estar em um painel e falar sobre a participação do município nesse momento tão pujante que está a nossa economia, falando em inovação, falando em sustentabilidade, falando sobretudo em geração de emprego e renda”, frisou Pedro Fernandes.

A feira é promovida pela Associação de Empresas Fornecedoras de Bens e Serviços para a Cadeia de Petróleo, Gás, Petroquímica e Energia do Rio Grande do Norte (REDEPETRO/RN) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (SEBRAE/RN). O diretor-superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, reforça a importância da Moge para a cidade e para o estado.

“Uma satisfação muito grande em poder, junto com as pequenas empresas de Mossoró, o empreendedor de Mossoró, a gente comandar esse espetáculo cujo protagonista é a pequena empresa, é quem acredita em empreendedorismo, em livre iniciativa, em emprego. Vivemos um momento de grande euforia, não só sob o ponto de vista da retomada do onshore, com a chegada dos produtores independentes, mas também a grande expectativa do offshore, com a entrada da Margem Equatorial”, afirmou.

Presidente da Redepetro/RN, José Nilo também comenta o que representa a Mossoró Oil & Gas Energypara o município. “Estamos recebendo empresas de todo o Brasil e até do exterior, e com stands próprios 8 países se estabeleceram aqui, trazendo tecnologia para possibilitar segurança nas operações, a segurança para o meio ambiente, para as pessoas que trabalham na operação de extração de petróleo no Rio Grande do Norte. Estamos muito felizes com a presença e a oportunidade de termos ainda mais conhecimento e desenvolvimento aqui na cidade e no estado”, disse.

O Mossoró Oil & Gas Energy 2024 conta dezenas de palestras em sua programação, reuniões de negócios, entre muitas outras atividades. A estrutura do evento contempla mais de 200 estandes, com a expectativa de reunir um público superior a 10 mil pessoas até a quinta-feira (28).

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.