A reitora da Universidade Federal Rural do Semiário (Ufersa), Ludimilla de Oliveira, oficializou a saída do Fórum dos Reitores do Rio Grande do Norte.
O grupo, desde a sua existência, reúne os reitores da Uern, Ufersa, UFRN e IFRN.
Atualmente é presidido pelo reitor da UFRN, Daniel Diniz.
É a primeira vez que um reitor se retira do grupo, que tem como objetivo discutir ações conjuntas em favor das quatro instituições públicas de ensino superior.
A saída de Ludimilla se dá num momento em que o Fórum dos Reitores discute pressão, junto ao Governo Federal, contra o corte nos recursos para as universidades públicas.
Na última reunião, para discutir esse tema, Ludimilla levou falta.
Justificativa
Em contato com o Blog Saulo Vale, a reitora da Ufersa afirma que saiu do Fórum dos Reitores do RN por “não estar de acordo com algumas discussões que são feitas lá”.
“Uma coisa são discussões eminentemente políticas. Outra coisa são discussões técnicas, diplomáticas e administrativas. O trabalho e parceria junto às instituições permanecem o mesmo. Mas, no que se refere às discussões desse Fórum, realmente nós não temos interesse em participar”, acrescentou.
A reitora foi questionada sobre que tipo de discussões a desagradaria, mas não respondeu ao questionamento.
Ludimilla foi nomeada reitora da Ufersa no dia 22 de agosto de 2020, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com aval do bolsonarismo potiguar.
Na consulta à Lista Tríplice da instituição, ela ficou em terceiro lugar.