Mês de novembro registra melhor saldo de empregos do ano no comércio de Mossoró

Foto: Reprodução

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou os dados de empregos referentes ao mês de novembro, o qual apontou mais um saldo positivo no número de postos de trabalho formal criados em Mossoró. De acordo com os dados, a maior cidade do oeste potiguar registrou um saldo positivo de 683 empregos de carteira assinada, resultado de um total de 2.160 admissões e 1.477 demissões.

Novembro foi o oitavo mês consecutivo que a cidade apresentou saldo positivo de empregos. Apesar dos bons resultados, foi registrada queda no número de empregos formais gerados em novembro, em relação aos meses de setembro e outubro, quando foram registrados saldos de 1.204 e 1.084, respectivamente. Inclusive, o mês de setembro foi o que apresentou melhor desempenho em todo o ano de 2021, até o momento.

De acordo com os dados do Caged, todos os setores analisados apresentaram saldo positivo de emprego, uns de forma mais expressiva e outros com menor expressividade. Os setores de comércio e serviços foram os que apresentaram os resultados mais expressivos e, consequentemente, puxaram os números positivos para o 11º mês do ano.

No comércio, o Caged apontou que foi registrado um saldo de 235 novos empregos formais gerados na cidade, fruto de um cálculo de 668 admissões e 433 desligamentos no período. Em seguida, no ranking de setor com melhor desempenho, está o de serviços, com saldo de 191 empregos formais. O número é fruto de um total de 250 admissões e 179 demissões, no mês de novembro.

O bom desempenho do setor do comércio é uma consequência do período do ano. Com as festas de fim de ano, com a injeção do 13º salário na economia e com a melhoria do cenário pandêmico, os mossoroeses estão comprando mais e, consequentemente, os empresários passaram a contratar um número maior de trabalhadores.

Os dados do Caged apontam que, em outubro, o saldo foi de apenas 69 novos empregos formais para o setor de comércio em Mossoró. O mês de novembro apresentou o melhor desempenho do ano para o comércio mossoroense, que desde o mês de maio apresentada saldos positivos, mas sem números expressivos (o maior saldo registrado no ano tinha sido em agosto, com 98 novos empregos gerados).

Já o setor de serviços, embora tenha registrado o segundo maior saldo entre os setores analisados em novembro, apresentou queda significativa em relação aos meses anteriores. Em setembro e outubro, o Caged apontou que o setor de serviços de Mossoró apresentou saldo de 418 e 731, respectivamente. No acumulado do ano de 2021, o setor de serviços apresenta um saldo de 3.068 empregos, de forma que em apenas três meses do ano foram apresentados saldos negativos de empregos.

Outro setor que apresentou destaque foi o da construção civil, que teve saldo de 162 empregos no mês de novembro, fruto de um cálculo de 466 admissões e 304 desligamentos. O resultado é melhor do que o apresentado em outubro (saldo de 137 empregos), mas registrou desempenho abaixo do que o apontado pelo Caged em setembro e agosto, que tiveram saldo de 275 e 256 empregos, respectivamente. Os dois meses apresentaram, ainda, os melhores saldos de 2021 para o setor, até o momento.

Outros setores analisados pelo Caged que apresentaram saldo positivo de empregos, embora que de forma não muito expressiva foram os setores da indústria, com saldo de 71 empregos formais, e o setor da agropecuária, que registrou saldo de 24 empregos. Na indústria, foram registradas 250 admissões e 179 demissões, enquanto que na agropecuária ocorreram 115 contratações e 91 desligamentos, em novembro.

Do total de trabalhadores contratados em novembro a maioria é do sexo masculino (485 pessoas). Foram 198 empregos ocupados por mulheres no mês passado. Ensino Médio completo foi o grau de instrução com maioria de trabalhadores admitidos em Mossoró no mês de novembro.

De Fato

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.