Foi dada a largada neste domingo, (24), a 74ª Prova Ciclística Governador Dix-Sept-Rosado. A prova é realizada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), e é considerada a mais antiga do país, sem interrupções. A atividade teve o Corredor Cultural como percurso e atraiu ciclistas de diversos níveis e lugares do Brasil.
A competição teve início as 8h da manhã com a participação das categorias masters, que abriu o evento. Foi uma manhã recheada de energia e entusiasmo, onde os participantes demostravam preparo e determinação em busca da linha de chegada.
“É uma honra e um prazer enorme estar aqui na cidade de Mossoró, na data de hoje, na prova mais antiga do Brasil, é um feito histórico no ciclismo nacional. Todos os ciclistas da região se programam quase a temporada inteira pra estar aqui numa data como essa, participando de uma prova como essa, um evento onde a Prefeitura de Mossoró investe e traz toda a estrutura para o ciclista, seja local, seja o nacional, então é um evento que vem pra ficar na história, e esse ano a estrutura está muito maior do que nos anos anteriores, parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou o ciclista cearense, Rafael Ataíde.
A Prefeitura de Mossoró vem demostrando mais uma vez compromisso e empenho na realização dessa competição. O evento enriquece cada vez mais o calendário da cidade e contribui diretamente na promoção do esporte e do bem-estar. Além disso, o ambiente seguro e organizado favoreceu para o sucesso do torneio.
A competição faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e vale pontos para o ranking da entidade, na Classe 4, categorias da Elite nacional, masculinas e feminina. A prova utiliza ainda o sistema de microchipagem nos ciclistas, garantindo um resultado cada vez mais preciso.
“É uma prova muito relevante para o calendário nacional, conta pontos para o ranking e os ciclistas aguardam ansiosamente por essa prova, que já é bem tradicional. É um evento muito grandioso e que deve ser mantido para as próximas gerações também”, enfatizou o comissário nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Anderson Félix.
Este ano, a disputa trouxe uma grande novidade, é que a partir desta edição, a prova passou a ter disputa na categoria PCD, para pessoas com deficiência. Com isso, a Prefeitura reforça ainda mais a necessidade em promover a inclusão também através do esporte.
Entre as categorias da prova estão: Juvenil, Juniores, Elite Feminino, Elite Nacional, Elite Local, Master A, B e C Nacional; Master A, B e C Local; Master D, Liberdade, MTB Masculino, MTB Feminino e PCD (Pessoas Com Deficiência).
“É uma satisfação imensa e um momento ímpar para a Secretaria de Esporte e Juventude, a gente sabe da importância dessa prova. Esse ano é 74ª edição, e ainda mais importante, porque ela é um marco histórico, trazemos a inclusão para essa prova. É a primeira vez na história que nós temos aqui a inclusão de atletas PCDs, pessoas com deficiência, participando desse momento. São mais de 220 atletas aqui, não só atletas de Mossoró, como também de toda a região, de todo o Nordeste e Brasil, até porque é uma prova importante para o ranking nacional do ciclismo. Então nós, enquanto Prefeitura de Mossoró, estamos muito orgulhosos de colocar essa prova aqui na Avenida Rio Branco mais uma vez”, enalteceu a secretária de esportes, Larissa Maciel.
Fonte: Prefeitura de Mossoró