Bombeiros reforçam efetivo para conter incêndios e possíveis ataques de abelhas

Imagem: Reprodução / BSV

Com o surgimento de vários focos de incêndio ocorridos na região Oeste nos últimos dias, a Comandante do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Martini, anunciou que a corporação iniciou na Operação Abrace o Meio Ambiente.

Esse mobilização contará com o reforço do efetivo nas ocorrências que por ventura venham a surgir.

“Faremos um reforço de acordo com cada quartel. Aqui em Mossoró foi colocada uma guarnição só para combate a incêndio florestal e uma outra só para a captura de abelhas. Em Apodi aumentamos o efetivo em mais dois por dia, onde normalmente estavam tendo cinco, indo para sete, e Assu também foi acrescido de dois outros profissionais.” Informou.

No caso específico do incêndio ocorrido na última semana às margens da BR-405, no trecho compreendido entre Apodi e Mossoró, a comandante informou que foi solicitado efetivo da base de Pau dos Ferros, juntamente com uma viatura e que o foco foi controlado.

“O incêndio, por enquanto, encontra-se contido. O Corpo de Bombeiros participou do combate por 4 dias consecutivos, com a atuação de 9 bombeiros por dia. Além do efetivo do Corpo de Bombeiros, tivemos o apoio de particulares que auxiliaram com carros-pipa e uma retroescavadeira, fundamentais para conter o avanço das chamas”, enfatizou a comandante.

A comandante informou que nesta época do ano, é comum o aumento de focos de incêndios florestais, especialmente devido às condições climáticas, como altas temperaturas e baixa umidade e que apesar de não ver, de início, indícios de intervenções criminosas, é possível identificar ações humanas em algumas ocasiões.

“Embora não possamos afirmar com certeza que esses incêndios sejam de origem criminosa, a maioria dos casos está diretamente ou indiretamente relacionada à ação humana. Isso inclui atitudes como jogar lixo nas ruas, onde materiais como vidro podem intensificar a ação do sol e gerar combustão, ou descartar bitucas de cigarro de forma inadequada. Outro fator comum é o uso de fogo para limpeza de terrenos baldios e quintais, que pode facilmente sair do controle e causar incêndios maiores”, alertou Martini

*Com informações do Blog Saulo Vale

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.