A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ministra Damares Alves, está cumprindo agenda no Rio Grande do Norte nesta quinta, 12, e sexta-feira 13. Damares esteve em Natal e, nesta sexta,visita a cidade de Mossoró para o lançamento da pedra fundamental que dará início à construção da Casa da Mulher Brasileira. A solenidade ocorre a partir das 15h, no campo de futebol da Estrada da Raiz, próximo ao Centro Especializado em Reabilitação (CER).
A Casa da Mulher Brasileira será um equipamento de alta complexidade, criado para oferecer um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. É um serviço que revoluciona o modelo de enfrentamento à violência de gênero, pois integra, amplia e articula todos os serviços do governo oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade. A deputada Carla Dickson (PROS-RN), autora da emenda que vai viabilizar a instalação da Casa, ressaltou a importância desta ação do Governo Federal.
“Meu sonho é ver que não apenas às mulheres de Mossoró tenham esse apoio local, mas como também podermos levar a Casa da Mulher Brasileira para Natal e outras regiões do meu estado. Meu mandato tem o compromisso e a responsabilidade em sermos canal para salvar mulheres do ciclo da violência”, afirmou.
A Casa integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Defensoria Pública, serviço de Promoção de Autonomia Econômica; espaço de cuidados para as crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e Central de Transportes.