Campanha “Novembro Azul” é lançada em Mossoró

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

Com programação voltada para o incentivo à prevenção do câncer de próstata, foi lançada nesta segunda feira, (8) em Mossoró a campanha “Novembro Azul”. A solenidade de lançamento aconteceu nas dependências do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo e contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, da secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, representantes da Câmara Municipal, servidores da Saúde e convidados.

Para a secretária Morgana, a campanha “Novembro Azul” é uma oportunidade a mais para intensificar os cuidados com a saúde do homem, buscando fazer os exames para detectar possíveis problemas na próstata. “A campanha ‘Novembro Azul’ é voltada para a saúde do homem e nós estamos com os serviços de saúde em todas as nossas unidades básicas funcionando para atender à população, e neste mês estamos intensificando as ações voltadas para a atenção à saúde do homem”, reforçou.

A programação durante todo este mês vai constar de palestras e orientações que se concentrarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas praças públicas e também serão realizadas ações de orientação e incentivo à saúde do homem voltadas para os servidores públicos nas próprias secretarias municipais.

Durante o lançamento da campanha “Novembro Azul”, o prefeito Allyson Bezerra aproveitou a oportunidade para fazer um chamamento à população, em especial aos homens, para a importância de realizar os exames de próstata. “Sabemos que existe um preconceito muito grande por parte dos homens em relação aos exames para detectar doenças na próstata, porém é preciso entender que os exames são importantes e podem salvar vidas, principalmente se os problemas forem detectados de forma precoce. Por isso, o município está disponibilizando os serviços necessários para a realização de exames e encaminhamentos para tratamento e durante todo este mês várias ações serão desenvolvidas voltadas para a prevenção do câncer de próstata”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Cuidados básicos que todo homem precisa realizar com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem de glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação da circunferência abdominal.

SECOM

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.