SEADRU inicia processo de chamamento para Programa Semear 2022

Foto: Walmir Alves/SECOM/PMM/ARQUIVO

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), iniciou o processo de chamamento para o Programa Semear, edição 2022. O calendário vai até meados de dezembro deste ano.

A metodologia usada pela pasta municipal é utilizar os líderes comunitários para recolher as informações dos agricultores e repassar à Secretaria, revelou o titular da SEADRU, Faviano Moreira.

“Nós estamos usando a metodologia de trabalhar pelos líderes comunitários dos assentamentos. Já fizemos a entrega das fichas e os líderes comunitários estão com esses dados e começam a nos encaminhar”, disse.

Faviano Moreira explica que o processo é para que a Secretaria de Agricultura tenha ideia de execução do programa para o próximo ano. Nesse ano a SEADRU realizou o corte de terra de mais de 4,5 mil agricultores.

“Este ano cortamos terra de aproximadamente quatro mil e seiscentos agricultores. Já temos esse número médio como estimativa. Então, temos de fazer esse cadastramento agora para que a gente possa realmente ter uma previsão orçamentária de quanto esse programa vai necessitar de recursos”.

De acordo com o cronograma da SEADRU, o processo teve início na semana passada pelos blocos I e II. O primeiro chamamento vai até a próxima sexta-feira (12) e atenderá agricultores de 31 comunidades rurais do município. A 2ª chamada deste grupo 1º a 10 de dezembro e a repescagem de 20 a 24 do mesmo mês.

As comunidades que estão nos dois primeiros blocos são Alagoinha, APAMA, Arisco, Coqueiro, Boa Fé, Bom Destino, Córrego Mossoró, Jurema, Montana, Nova União, Oiticica, Olga Benário, Oziel Alves, Pau Branco, Paulo Freire, Pomar, Puxa-Boi, Real, Recanto da Esperança e Senegal, todas do bloco I. Além de Barro Branco, Carmo, Estreito, Jurema Seca, Melancias, Morada Nova, Passagem de Pedra, Piquiri, Rincão, Sussuarana e Umari do bloco II.

Já os agricultores do bloco III e IV serão atendidos de 16 a 30 de novembro na primeira chamada. A segunda está programada para acontecer de 13 a 17 de dezembro e a repescagem de 27 a 30 do último mês do ano.

O Programa Semear 2021 incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural do município de Mossoró. Cada um recebe 22 litros.

O programa existe há mais de 20 anos e ajuda ao produtor rural das comunidades mossoroenses a produzir os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

O SEMEAR está amparado na Lei nº 3.301, de 21 de agosto de 2015. Ele tem por finalidade atender grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região.

Tem direito ao programa o agricultor que tenha área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.

COMUNIDADES:

BLOCO 1

1.         ALAGOINHA

2.         APAMA

3.         ARISCO

4.         COQUEIRO

5.         BOA FÉ

6.         BOM DESTINO

7.         CÓRREGO MOSSORÓ

8.         JUREMA

9.         MONTANA

10.      NOVA UNIÃO         

11.      OITICICA

12.      OLGA BENÁRIO

13.      OZIEL ALVES

14.      PAU BRANCO

15.      PAULO FREIRE

16.      POMAR        

17.      PUXA-BOI

18.      REAL

19.      RECANTO DA ESPERANÇA

20.      SENEGAL

BLOCO 2

1.         BARRO BRANCO

2.         CARMO

3.         ESTREITO

4.         JUREMA SECA

5.         MELANCIAS

6.         MORADA NOVA

7.         PASSAGEM DE PEDRA

8.         PIQUIRI

9.         RINCÃO

10.      SUSSUARANA      

11.      UMARI

BLOCO 3

1.         BAIXA VERDE

2.         BOM JESUS

3.         CABELO DE NEGO

4.         CAMURUPIM

5.         CAMURUPIM I

6.         CHAFARIZ

7.         ESPINHEIRINHO

8.         FAVELA

9.         HIPÓLITO I

10.       HIPÓLITO II

11.       INGÁS          

12.      JUCURI

13.      LORENA

14.      MACAMBIRA

15.      NOVO ESPINHEIRINHO

16.      PICADA

17.      PICADA II

18.      OLHO D’ÁGUA VELHO

19.      PANELA DO AMARO

20.      PASSAGEM DO RIO

21.      SÃO JOÃO DA VÁRZEA

22.      SOLIDÃO     

23.      TERRA NOSSA

BLOCO 4

1.         BARREIRA VERMELHA

2.         BARRINHA

3.         BELA VISTA

4.         CABELO DE NEGO

5.         CHEIRO DA TERRA

6.         FAZENDA NOVA

7.         GUARAJÁS

8.         INDEPENDÊNCIA

9.         LAGOA DO XAVIER

10.       PEDRA BRANCA  

11.       RIACHINHO

12.       SANTA RITA DE CÁSSIA

13.       SERRA MOSSORÓ

14.       SOLIDÃO

15.       VINGT ROSADO

SECOM

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.