Consórcio Nordeste recomenda a proibição de festas de Réveillon e do Carnaval nos estados da região

Foto: Júnior Santos / Tribuna do Norte

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendando a proibição de festas de réveillon e do Carnaval nos estados da região por conta da nova variante da covid-19, a ômicron. O Brasil já tem pelo menos três casos identificados dessa nova mutação do coronavírus. A recomendação aos nove estados nordestinos foi anunciada em forma de boletim, nesta sexta-feira (3). 

O documento demonstra preocupação com a possibilidade de surgimento de outras novas variantes. A partir dos índices de vacinação completa da população do Brasil, que chega a 63%, de acordo com dados do próprio consórcio, o boletim aponta recomendações aos governadores e gestores municipais da região diante dos cenários nacional e global.

Indicações

Entre as indicações, estão o cancelamento das festividades de réveillon, Natal e Carnaval que podem gerar aglomerações. Para a entidade, essas festas intensificariam a transmissão do coronavírus e poderiam resultar em nova onda da pandemia.
Além disso, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste pede que os governantes da região intensifiquem a vacinação para alcançar, o mais rápido possível, uma maior parcela da população com vacinação completa.

A busca ativa de pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina também é recomendado pelo comitê. Assim como disponibilização de unidades de saúde para aplicação da vacina nas escolas, para chegar mais facilmente a crianças e adolescentes.

Outras recomendações do Consórcio Nordeste são a manutenção do uso obrigatório de máscaras faciais e outras medidas de proteção individual e coletiva, como a exigência do passaporte de vacina para entrada em estabelecimentos que recebem uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

A última recomendação tem uma proposta mais estratégica dos gestores municipais e estaduais, diz respeito à identificação das possíveis barreiras que dificultam a expansão da cobertura vacinal na população. A partir dessa análise, a gestão deve implementar mecanismos para superar essas barreiras.

Rio Grande do Norte

Segundo dados do comitê científico, o RN apresenta altos indicadores de riscos pandêmico e epidêmico. E assim como a maioria dos estados da região, ainda não apresenta segurança sanitária para quaisquer atividades presenciais como festas de final de ano e Carnaval que não corram o perigo de incitar uma nova onda ou novas variantes da covid-19.

Tribuna do Norte

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.