Diocese de Mossoró emite nota de apoio à autonomia financeira da UERN

Foto: Reprodução

“A educação está ao serviço deste caminho para que cada ser humano possa ser artífice do seu destino. Demonstra aqui o seu valor o princípio da subsidiariedade inseparável do princípio de solidariedade”.


Papa Francisco

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró, em um momento histórico e relevante para o nosso povo especialmente no interior do Estado, manifesta apoio à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em sua incansável luta coletiva pela autonomia financeira desta instituição de ensino superior.


A UERN é um patrimônio dessa terra e de um povo que busca na formação humana o caminho para uma vida de qualidade e respeito a todos. Ela é ciente de sua responsabilidade social, no tocante a formação e profissionalização, reconhece a inadiável tarefa de adequar-se às exigências advindas das transformações experimentadas pela sociedade em suas múltiplas funções de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo soluções efetivas para questões essenciais da nossa unidade federativa. Atualmente a população acompanha a aprovação do projeto de autonomia financeira da instituição na Assembleia Legislativa e, neste cenário, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró, sempre presente em sua posição de defesa pela vida e pelo bem-estar das pessoas, expressam aos representantes do povo do RN seu apoio ao projeto em apreço. Pedimos que seja considerada a missão de uma universidade a qual busca, de forma permanente, por uma educação digna e comprometida com o desenvolvimento do estado.


Universidade com 53 anos de serviços prestados por meio dos seis campi em todo o território estadual, permanentemente enfrenta desafios e busca alternativa para manter a sua trajetória de avanços e conquistas. Neste momento, todas as instâncias da sociedade, tais como: os políticos, a igreja, a comunidade acadêmica, devem unir forças em favor do fortalecimento desse patrimônio educacional. Dizer sim a autonomia financeira da UERN é um ato de soberania e respeito para com o povo do Rio Grande do Norte que encontra na educação um caminho para melhores expectativas de vida.


Mossoró, 03 de dezembro de 2021.
Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.