Declaração do Imposto de Renda 2022 começa nesta segunda

Foto: Reprodução

Começa nesta segunda-feira (7/3) o período para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. Você poderá entregar a declaração até 29 de abril.

É obrigado a declarar o IR quem recebeu um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa etc) igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2021, entre outros contribuintes.

Com dois meses para enviar o Imposto de Renda, vale mais a pena fazer isso no começo ou no final do prazo?

Declarar o IR no começo é sempre melhor, conforme Samir Choaib, sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, responsável pelas áreas de planejamento sucessório e tributário.

Assim, sobra tempo para fazer correções ou ir atrás de documentos que faltarem. Especialmente quem tem muitos bens e rendimentos deve começar a preencher a declaração o quanto antes, para ter tempo de colocar as informações com calma no programa. Além disso, a declaração será processada mais cedo e, em caso de restituição, a liberação acontece antes.

Neste ano, a Receita vai pagar a restituição do IR em cinco lotes, do final de maio ao fim de setembro. O primeiro será pago já em 31 de maio.

Vale lembrar que idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição no primeiro lote. “Caso, após a entrega, seja detectado algum equívoco, a declaração poderá ser retificada, sem problema”, afirma Choaib.

É vantajoso receber a restituição antes porque você pode usar o dinheiro a seu favor. Se tiver dívidas, pode pagá-las logo e se livrar dos juros mais rapidamente. Se não for o seu caso, você pode investir o dinheiro. Quanto antes aplicar o dinheiro da restituição, mais tempo ele vai ter para render.

O dinheiro da restituição é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, até ser devolvido ao contribuinte. No entanto, outras aplicações podem render mais, como CDBs que paguem mais do que 100% do CDI, uma taxa muito próxima da Selic.

Vale lembrar que mesmo quem entrega a declaração no início do prazo pode receber a restituição no último lote, se a Receita fizer uma apuração mais cuidadosa. Por isso, é muito importante preencher as informações completas, com atenção.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.