Beneficiários do Auxílio Brasil também poderão solicitar empréstimo consignado

Foto: Agência Brasil

O governo federal lançou no último dia 17 o Programa Renda e Oportunidade, com uma série de medidas que visam estimular a economia e aumentar o poder de compra dos brasileiros de menor renda. Entre as medidas, destaca-se a criação de um empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

A nova modalidade de crédito, no entanto, ainda não está funcionando e muitos se perguntam quando ou como ela funcionará. Confira as principais dúvidas sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Quando o empréstimo do Auxílio Brasil será liberado?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não está disponível. O Ministério da Cidadania informou que ainda é necessário regulamentar as condições da modalidade, como as taxa de juros e os prazos, e também estabelecer a parceria com os bancos, que oferecerão os empréstimos diretamente aos beneficiários.

A sua liberação, no entanto, não deve demorar a ocorrer. O empréstimo para participantes do Auxílio Brasil é uma das principais apostas do governo para estimular a economia e pode beneficiar até 18 milhões de famílias de baixa renda.

Quem poderá fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

A nova modalidade de crédito é voltada para quem participa do programa Auxílio Brasil. Basicamente, todos os beneficiários poderão contratar o empréstimo, respeitando-se a margem consignável.

Qual o valor do empréstimo?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil terá uma margem consignável de 40%, como todas as demais modalidades de empréstimo consignado. A nova margem foi estabelecida pelo governo em medida provisória assinada também no dia 17. Mas o que essa margem significa?

Significa que 40% do valor do benefício do Auxílio Brasil poderão ser comprometidos com crédito consignado. Desse total, 5% poderão ser usados para saque ou pagamento de cartão consignado. Os restantes 35% poderão ser usados no pagamento das parcelas do empréstimo.

Qual a taxa de juros?

O governo federal ainda não estabeleceu uma taxa de juros mínima para o empréstimo do Auxílio Brasil. Assim como em outras modalidades de crédito consignado, as taxas devem ser baixas e dependerão do valor tomado no empréstimo e da quantidade de parcelas.

Como funciona um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é aquele em que as parcelas são descontadas automaticamente do benefício/salário/aposentadoria. No caso do Auxílio Brasil, as parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente no momento em que o benefício (com valor mínimo de R$ 400) for depositado na conta do beneficiário.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.