Projeto ‘Arte que Inclui’ realiza oficina junina para 80 participantes

Imagem: Reprodução

Oitenta quadrilheiros de diversos municípios do Rio Grande do Norte se encontrarão em Mossoró, de 22 a 24 deste mês, para participarem de quatro oficinas voltadas para a capacitação relacionada à realização de quadrilhas juninas, uma das marcas da cultura nordestina. O evento será no Hotel Thermas e é uma realização da Ong Amigos da Pinacoteca, dentro das atividades do projeto Arte que Inclui.

Segundo Adriano Duarte, que compõe a diretoria do projeto Arte que Incui, as oficinas ocorrerão em sistema de imersão – método de aprendizagem que possibilita ao participante ter a noção exata de como a teoria será aplicada na prática. Duarte disse que tudo será documentado para que os 80 participantes possam, posteriormente, analisar o que foi trabalhado nas quatro oficinas temáticas.

No período (de 22 a 24 deste mês), as 80 pessoas receberão formação dentro das diversas áreas que constituem quadrilha junina: temática e evolução (que ficará a cargo de Roberto Severiano, presidente da quadrilha Ceará Junina), Coreografia e Evolução (coreógrafa Diana Fontes), Marcador e Criatividade (com João Paulo, atual marcador da quadrilha Zé Matuto, de Natal), Figurino e Adereço (Marcelo Onofre, premiado em diversos festivais). “Serão oficinas ricas, em termos de conhecimento’, enfatiza Adriano Duarte.

Cada participante receberá ajuda financeira para custear todos os seus gastos, no valor de R$ 703,33. O dinheiro é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Beto Rosado (PP), que se mostra interessado em resgatar a cultura potiguar, bem como proporcionar o surgimento de novos valores culturais.

RETRANCA

Projeto fomenta surgimento de quadrilha junina

O incentivo cultural do projeto Arte que Inclui, da Ong Amigos da Pinacoteca, fortalece laços e proporciona a criação de elementos que possibilitam o ressurgimento de algo singular e que remeta às raízes da região Nordeste. Do município de Riacho da Cruz, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, vem esse exemplo.

A representatividade do Nordeste está no modo de falar, vestir e da gastronomia. Isso em se tratando das raízes culturais. E é esse resgate que está acontecendo por meio da formação da quadrilha Paixão Junina, que acaba se ser formada no município oestano, apresentando a possibilidade de reviver a alegria que marcaram o passado e que agora volta a estar presente na sociedade.

A coordenação da nova quadrilha junina do Rio Grande do Norte é dos coreógrafos Itamara Soares e Suélio Nobre. Os quadrilheiros receberam as primeiras orientações, enfatizando a importância da participação e compromisso nos ensaios.

O grupo conta com apoio da Prefeitura Municipal e do Projeto Arte Que Inclui, dos Amigos da Pinacoteca que garante oficinas de capacitações aos profissionais e recurso para o apoio nas apresentações juninas.

Informações de Edilson Damasceno e Valéria Bulcão

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.