Feiras de ciências nas escolas da Rede Municipal iniciam nesta quarta-feira (17)

Imagem: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró inicia nesta quarta-feira (17) as apresentações dos projetos científicos desenvolvidos para as feiras de ciências realizadas pelas escolas da Rede de Ensino. A programação segue até o dia 30 de agosto, contemplando unidades tanto da zona urbana quanto da zona rural. Mais de 500 projetos serão expostos até o final do mês.

A primeira escola a realizar a sua feira é a Ronald Pinheiro Néo Júnior, localizada no bairro Planalto 13 de Maio. As turmas do 6º e 7º ano irão promover as apresentações nesta quarta-feira (17), das 13h30 às 17h. A programação tem sequência na quinta-feira (18), com as turmas do 8º e 9º ano e também em outras unidades da Rede.

Esta é a etapa que antecede a realização da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, com a expectativa de reunir cerca de 150 projetos, selecionados durante as feiras nas escolas, como destaca Hélio Oliveira, gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME e presidente da comissão organizadora da Fecirme. 

“A partir da feira nas escolas serão selecionados os projetos que participarão da V Fecirme e, mais adiante, serão credenciados para outras importantes feiras. A realização de feiras de ciências como estratégia didática é muito importante para o desenvolvimento da metodologia científica desde os anos iniciais da Educação Básica, visando a formação de futuros pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento”, pontuou.

O processo de preparação para as feiras nas escolas já vinha acontecendo há alguns meses, como explica o professor Alexandre Andrade, coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental da SME. “Os professores trabalharam a metodologia científica com seus alunos no percurso das aulas e, juntos, construíram projetos científicos, partindo de problemas da realidade e buscando soluções que visem promover a inclusão, a integração escola e comunidade, a participação das mulheres na construção do conhecimento científico e inovação das práticas pedagógicas”.

Uma das principais novidades da V Fecirme e das feiras nas escolas é a inclusão das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na programação do evento. “As expectativas são as melhores possíveis. Este ano trazemos a inovação de estarmos ampliando a realização das feiras para todos os anos do Ensino Fundamental, ou seja, os alunos do 1º ao 9º ano”, acrescentou o gerente Hélio Oliveira. 

Uma outra novidade no contexto de incentivo à ciência na Educação Básica é a participação da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura na primeira edição da Feira de Ciências Kids do Semiárido Potiguar, iniciativa promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.