Em evento do Selo Unicef, Mossoró compartilha experiência exitosa na Busca Ativa Escolar

Imagem: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM)

A articulação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró participaram, nesta última terça-feira (16), em Natal, do “Encontro pela Educação no Selo Unicef – Fortalecendo políticas públicas para crianças”. Na oportunidade, o Município compartilhou a experiência exitosa alcançada com a Busca Ativa Escolar, em que já superou a meta estabelecida pelo Selo no processo de rematrícula de alunos que haviam abandonado ou se evadido de unidades de ensino.

“Socializamos a experiência da Busca Ativa Escolar desempenhada no município de Mossoró, que já atingiu, com antecedência, a meta prevista para a primeira medição do Selo Unicef, edição 2021-2024. O município teria que rematricular, pelo menos, 40% das crianças que estavam fora da escola, conforme o censo escolar de 2020. Esse percentual já foi atingido e até superado. A grande maioria dos municípios brasileiros ainda não atingiu essa meta”, destacou Hélio Oliveira, coordenador operacional da Busca Ativa Escolar em Mossoró.

Além de Hélio, que é ainda gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, a articuladora do Selo Unicef em Mossoró, a ouvidora-geral Janaína Holanda, também participou do encontro, destacando os avanços obtidos no município quanto a indicadores na educação. 

“Foi um momento riquíssimo de troca de experiências com municípios potiguares. Discutimos estratégias para combater o abandono escolar e socializamos o trabalho comprometido da nossa Secretaria de Educação, pois já cumprimos a meta de trazer os alunos de volta à sala de aula para que tenham a oportunidade de crescer e se desenvolver com dignidade. O trabalho da gestão é incansável porque sabemos que investir na educação é apostar no futuro”, ressaltou Janaína.

Até o dia 30 de agosto, serão realizados 29 “Encontros pela Educação” em 18 estados para fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar, assim como garantir a aprendizagem. As oficinas acontecem em polos por estado, reunindo os municípios que participam do Selo Unicef.

Nos encontros, as equipes municipais podem se aprofundar em estudos de caso e tirar dúvidas sobre estratégias compartilhadas pelo Unicef para identificar e levar de volta à escola estudantes que estejam fora ou em risco de evadir, como a Busca Ativa Escolar e o Trajetórias de Sucesso Escolar.

Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo Unicef, que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição. Além de temáticas vinculadas à educação, serão abordadas a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.