Fórum da agricultura familiar do Nordeste discute estratégias de combate à fome

Imagem: JOGE BASTOS/SECOM-PI

Nesta quarta-feira (05), secretários e secretárias da agricultura familiar e desenvolvimento rural dos estados nordestinos e gestores de entidades correlatas participaram da abertura do XXI Fórum de Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar no Nordeste, que tem como eixo principal debater e intensificar medidas e ações que buscam combater a fome na região Nordeste.

Na abertura do Fórum, foram discutidas as perspectivas para a agricultura familiar no Nordeste, bem como o papel do poder público no avanço do desenvolvimento da produção do trabalho no campo e o novo momento que o Brasil vive, na retomada do Governo Federal com a realização do lançamento do Plano Safra e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Em sua abertura também contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, Paulo Câmara, Presidente do Banco Nordeste, Maria Fernanda Coelho, Secretária Executiva da Secretaria-Geral da Presidência, Fernanda Machiaveli, Secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, Coordenador do Fórum e de Rejane Tavares, Secretária da Agricultura Familiar do Piauí. 

O governador Rafael Fonteles citou que foi presidente do conselho que reunia os Secretários de Fazenda do Nordeste e considera que espaços como o fórum de gestores da agricultura familiar são importantes para a consolidação de políticas públicas para o setor.

“Tinhamos alguns encontros como esses, com reuniões ordinárias, extraordinárias, para discutir temas relacionados à área de finanças. E a gente fazia um esforço enorme, chegava a um consenso,  e apresentava para governadores, parlamentares e várias instâncias. Parabenizo vocês por insistir e, cada vez mais, fortalecer esse fórum. É a 21ª reunião, antes do Consórcio Nordeste, já tinha o fórum de gestores da agricultura familiar, isso prova a importância do que nós estamos discutindo aqui”, citou.

A secretária de Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, conta que o Fórum Eugênio Peixoto é um momento de trazer também a representação dos movimentos sociais, junto ao poder público, para debater os rumos da agricultura familiar no nordeste. 

“Lembramos que nos últimos 6 anos perdemos o direito de nos reunir, o direito de construir e de fazer uma proposta de planejamento participativo. Neste momento, o Brasil retorna a essa possibilidade de discutir seus destinos e seus rumos. Quando a gente fala da agricultura familiar, a gente está falando também de um lugar de luta e de muita resistência, tivemos perdas de políticas públicas e estamos aqui retomando nossa discussão, abraçando e construindo novas ideias”, cita.

O Coordenador do Fórum e Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do RN, Alexandre Lima, afirma que o espaço do Fórum é o mais importante instrumento de debate para os rumos da agricultura familiar no país. 

“Esse espaço do Fórum é muito estratégico, porque é um lugar que vai para além do governo, estamos com as agências multilaterais, movimentos sociais, coordenação de mulheres, fazendo desse fórum o mais relevante espaço de debate com o mundo rural do Brasil”, pontua.

Maria Fernanda Coelho, Secretária Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirma que o Governo Federal tem aberto espaço e dialogado com os movimentos sociais. “A Secretaria Geral da Presidência da República é um espaço de articulação dos movimentos populares, dos movimentos sociais, para que juntos possamos trazer mais  políticas públicas com essa elaboração e formulação dos movimentos”, diz. 

A Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, conta que a produção de alimentos saudáveis por meio dos trabalhadores e trabalhadoras do campo são um grande instrumento no combate à fome e às doenças crônicas.  

“Fizemos o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, fazendo com que o alimento saudável chegue na mesa das famílias brasileiras. Para que quem produz esses alimentos, possa diversificar seus produtos. Somos nós que vamos garantir a qualidade da alimentação, combatendo a desnutrição no sentido da fome, e também das doenças crônicas, que acometem a nossa população pela alimentação de pouca qualidade. Temos papel muito importante na estratégia de segurança alimentar”, menciona.

O encontro ocorre até sexta-feira (07) no Gran Hotel Arrey, em Teresina, com mesas de discussões, espaços autogestionados e painéis temáticos.

Fonte: Governo do RN

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.