Investimentos chineses reforçam transição energética no RN

Foto: Carmem Felix

Durante a visita de cortesia dos executivos da montadora chinesa BYD, realizada na manhã desta terça-feira (19), a governadora Fátima Bezerra destacou a retomada das relações comerciais entre Brasil e China e a condição do RN, que praticamente concluiu a sua transição energética para fontes consideradas renováveis.

Fátima Bezerra recebeu os representantes da empresa asiática na Governadoria e participou da inauguração, em Natal, de uma loja para a venda dos veículos da marca, especializada na comercialização de automóveis elétricos.

“O RN é único lugar do Brasil em que os carros da BDY serão abastecidos pelos seus clientes com 100% de energia renovável porque o estado é o único do Brasil que já concluiu a sua transição energética. E estamos nos preparando para um novo futuro, que incluiu veículos movidos a celular de combustível baseado no hidrogênio verde.”, afirmou Fátima bezerra a vice presidente da empresa, Stella Li e ao presidente do conselho de administração da BYD, Alexandre Baldy. Em potência instalada, a matriz elétrica do Rio Grande do Norte é composta em 94% de fontes renováveis dentre as quais se destaca particularmente a energia eólica.

PORTO INDÚSTRIA VERDE

O Porto Indústria Verde, projeto orçado em R$ 5,6 bi, que será construído entre os municípios de Caiçara do Norte e Galinhos, e que incluirá uma área destinada para a produção de veículos movidos à célula de combustível de hidrogênio verde foi apresentado à equipe de executivos da empresa como um exemplo do interesse de vários investidores estrangeiros.

“Que a chegada de uma loja especializada em carros elétricos aqui para nosso Estado seja apenas o pontapé para que vocês venham para cá, se instalem e invistam cada vez mais, não só em lojas, como também em uma montadora. Portanto, repito, sejam bem-vindos e bem-vindas, vida longa para a empresa e, principalmente, vida longa também para seus investimentos e sua contribuição para a melhoria econômica do nosso Estado, celebrou Fátima Bezerra.

BRASIL E CHINA

Ela relembrou o retorno das estreitas relações comerciais na atual administração do Governo Lula. “É a retomada da relação comercial entre duas grandes nações, fato que renova nossa confiança e a esperança em promover o bem estar e o desenvolvimento para o nosso povo. Temos uma presença importante da China no Nordeste no RN nas áreas da agricultura familiar, na mineração e sobretudo na energia renovável”.

Participaram da agenda o secretário de Relação Institucional, Adriano Gadelha, o secretário adjunto da SEDEC, Silvio Torquato; o coordenador de Desenvolvimento Energético Econômico, Hugo Fonseca; a secretária-executiva da Fazenda, Jeane Araújo, além de representantes da empresa BDY.

Fonte: Governo do RN

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.