Caminhando Juntos: Associação Amor e Prefeitura de Mossoró realizam passeata pela inclusão

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Com foco na promoção da inclusão e da acessibilidade, a Prefeitura de Mossoró junto com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (Amor), realizou neste domingo (7), com grande sucesso, a “Caminhada da Inclusão”. O momento foi marcado pela união, conscientização e pela celebração da diversidade, reunindo familiares, amigos e apoiadores desta importante causa.

A caminhada aconteceu dentro do projeto “Viva Rio Branco” e percorreu os principais pontos do Corredor Cultural. Durante o trajeto, ficou evidente o entusiasmo, a solidariedade, e acima de tudo, o respeito entre os participantes. Pessoas de todas as idades se uniram, em uma contribuição coletiva para que possamos ter uma cidade cada vez mais inclusiva.

“O ‘Mossoró Inclusão’ é um importante programa que hoje também apoia a caminhada de conscientização do autismo, pois acreditamos que fortalecer as instituições, puxar os problemas que são importantes e relevantes para a sociedade, no caso para as pessoas com deficiência, é importantíssimo. Nós estamos trabalhando no mês todo, onde a campanha fala sobre valorizar as capacidades e respeitar os limites, e a gente tem trabalhado isso nas escolas, onde vamos potencializar ainda mais, para que as pessoas possam sentir, que o município de Mossoró se preocupa com elas e dá total apoio”, ressaltou o assessor especial da Inclusão, Petras Vinícius.

Buscando dá visibilidade, fortalecer os laços da sociedade e destacar a importância da inclusão na vida das pessoas, a caminhada recebeu apoio por onde passou. O momento enfatizou todos os aspectos, desde importância da acessibilidade, do respeito as diferenças, até a conscientização sobre a necessidade de erradicar os preconceitos e as barreiras sociais.

Mais do que um evento de inclusão, a caminhada representou toda uma luta e todo o trabalho diário, além de servir como um importante passo em direção a uma sociedade cada vez mais justa e acolhedora para todos.

“Isso aqui é uma parte da gente, enquanto associação, na qual todos os anos realizamos essa caminhada, e esse ano a Prefeitura chegou junto. É uma parceria muito bacana e, assim, é o momento para gente mostrar a sociedade que os nossos filhos precisam estar em todos os lugares, que a sociedade precisa conhecer o que é o autismo e, assim, a gente sempre vai buscar incluí-los na sociedade. É um reflexo de muito trabalho, no passado ainda recente uma pessoa com deficiência não poderia estar em um lugar público, mas graças a Deus que pela luta das famílias, todo e qualquer deficiente seja ele, pode estar no lugar que ele quer”, pontuou a presidente da Associação Amor, Graça Nunes.

Ao longo da avenida Rio Branco, o sorriso no rosto das pessoas era constante e refletia a satisfação daquele momento, evidenciando que juntos, podemos mais, seguindo sempre na direção de um mundo ainda melhor.

E, através do programa “Mossoró inclusão”, a Prefeitura reforça ainda mais o seu compromisso em promover ações como essa, que possam fortalecer e garantir que cada cidadão seja valorizado e respeitado em nossa cidade.

“Fico muito feliz com a presença de todos aqui, pois eu acho que é um momento incrível para a cidade de Mossoró e eu creio que é uma iniciativa muito importante por parte da Prefeitura junto às associações. Esse é um momento que a gente precisa realmente somar forças, onde as famílias das crianças autistas e com deficiência realmente estão precisando dessa visibilidade. É um momento pra gente apresentar aquilo que a gente vive em casa, e o mais importante, é mostrar a sociedade, portanto, essa caminhada é fundamental”, Tarciana Jamile, mãe da pequena Laura.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.