O Rio Grande do Norte registrou aumento significativo no número de casos de covid-19 em menos de um mês.
Em maio, foram registrados 845 casos, enquanto somente nos últimos 15 dias de junho esse total foi elevado para 2.699, ou seja triplicaram.
Mesmo com o aumento da incidência da doença no estado, os dados não refletem uma diferença considerável no número de óbitos. Entre maio e junho, o número de mortes confirmadas saiu de 8.175 para 8.208, sendo a maior parte óbitos que estavam sob investigação.
As informações são baseadas no levantamento realizado pelos informes epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde Públic.
Nos primeiros 15 dias do mês de junho, com maior número de casos confirmados comparado ao mês anterior, apenas no 1º foram constatados 86 registros de pessoas com Covid-19. No dia 2, o número subiu para 158 e sofreu uma queda para 125 no terceiro dia do mês. A partir do dia 7 de junho, os casos de covid-19 em 24h voltaram a subir e atingiram o número de 442 no dia 10 de junho. Ocorreu uma queda isolada apenas no dia 13 de junho, que comprovou 270 casos de pacientes com o vírus no estado. A maior incidência registrada pelo acompanhamento epidemiológico da Sesap foi em 14 de junho. Fora os 667 casos registrados em 24h.
No mês de junho, foram registrados oito óbitos, além de outros quatro anteriores que tiveram confirmada a covid como causa. Ao todo, o número total de mortos pela doença no Rio Grande do Norte passou de 8.208 para 8.220.
Máscaras
O Governo do Estado determinou o retorno do uso obrigatório de máscaras na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A medida foi publicada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta-feira (15) e foi adotada, de acordo com a pasta, para garantir a manutenção das atividades diárias na rede.
A decisão atende recomendações técnicas da Secretaria da Saúde Pública (Sesap) e tem como objetivo prevenir a propagação de uma nova onda de covid-19. “A medida visa assegurar as condições mínimas para manutenção das atividades diárias, preservando a saúde dos servidores, professores, estudantes, estagiários, terceirizados e usuários em geral da rede estadual de ensino”, afirmou a SEEC em nota à TRIBUNA DO NORTE.
Segundo a portaria (de Nº Nº 438), fica “determinado o uso obrigatório de máscaras faciais de proteção, preferencialmente de uso cirúrgico, nas dependências do Órgão Central, 16 Direcs, 08 Draes e Escolas da Rede Estadual”, além de setores vinculados à SEEC. Além disso, é recomendada a imediata retomada das medidas de prevenção da covid-19, como os protocolos sanitários e a higienização das mãos com frequência.
Fonte: Tribuna do Norte