Projeto para caminhoneiros e caminhoneiras é lançado em Mossoró

Imagem: Walmir Alves (SECOM/PMM)

O projeto intitulado “Ponto de Parada e Descanso” foi lançado em Mossoró. Equipes da Atenção Primária à Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) passaram por capacitação nesta quinta-feira (18) com técnico da coordenação do Programa Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, José Maria Viana dos Santos.

Mossoró foi uma das 80 cidades contempladas com o programa, sendo a única do Rio Grande do Norte. Coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Mulher e do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suiann Costa explica como o projeto será desenvolvido.

“Esse projeto do Ministério da Saúde denominado “Ponto de Parada e Descanso” foi lançado em Mossoró e tivemos a capacitação de nossas equipes que vão trabalhar diretamente no programa. Ele vai ocorrer em dois postos de combustíveis. Um deles ficará em um posto no bairro Aeroporto e o outro na altura do Sumaré”, disse Suiann, acrescentando que as Unidades Básicas de Saúde próximas a esses locais servirão com unidades de referência.

“Essas unidades de referência vão dar apoio aos caminhoneiros e caminhoneiras que vão receber esse cartão identificado. Esses profissionais poderão procurar os serviços de referência que vamos ter. Trabalharemos todos os meses uma ação macro nesses postos”, completou.

Essas ações vão iniciar no final do mês de setembro, como adianta a enfermeira referência das 2ª e 8ª regiões de saúde do Rio Grande do Norte, Elisa Freitas. 

“Iniciamos ontem (quarta-feira) as visitas de reconhecimento nos pontos escolhidos no município. Pelo cronograma de ações, uma vez no mês o Município, em parceria com o Sest-Senat, vai desenvolver ações para esse público nos pontos de parada. Essa ação no mês trabalhará um tema específico, porém, durante todo o ano terá ações direcionadas para esse público”, explicou.

A primeira ação abordará o “Setembro Amarelo”. Nestes pontos de parada o Município vai disponibilizar as unidades de saúde que vão servir de referência para o caminhoneiro ser atendido. Ficou acordado entre as partes que o caminhoneiro terá livre acesso.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.